segunda-feira, 30 de março de 2015

A HISTÓRIA DA CERVEJA







São tantas suposições sobre como surgiu a cerveja que fica difícil contar essa história.
Mas há quem diga que a cerveja não foi inventada e sim descoberta acidentalmente. Uma mulher teria esquecido de guardar a cevada no abrigo, choveu muito aquela noite e quando ela acordou e se deu conta do que tinha feito, viu que tinha virado um mingau e resolveu experimentar, e se surpreendeu com o sabor, chamou um amigo e logo todos estavam lá em volta daquele mingau sagrado, se perguntando o que fazer com tamanha maravilha.
Não se sabe como se chegou ao nome CERVEJA, mas tudo indica que esse nome vem do latim cervesia, uma homenagem a deusa CERES, deusa da fertilidade e das boas colheitas.
Na Idade média, a cerveja era produzida e consumidas nas famílias, fazendo parte de uma dieta comum, isso porque era fácil de produzir e tinha um baixo custo. Há relatos de que era receitada como remédio em algumas enfermidades (imagina você lá no hospital, passando mal e em vez de tomar aquela Benzetacil super dolorida, a enfermeira vem com um copo de cerveja bem geladinha, fala sério, que situação mais gostosa de imaginar), mas vamos voltar ao foco.
A partir do século VI, a cerveja começava a ser produzidas pelos mosteiros em maior escala, os monges sabiam ler, logo, poderiam pesquisar melhor a produção da cerveja e com isso aprimorar o processo, mais pra frente com o tamanho da proporção que se tomou, surgiram os primeiros artesãos cervejeiros.
Por muito tempo a fermentação foi considerada um processo mágico, até Louis Pasteur chegar e falar Galera, não tem nada de mágico nisso, a fermentação é um processo natural, causada por microrganismos presentes no ar, tanto é que se você proteger essa substância dos microrganismos que estão no ar, a mesma não sofrerá alteração, ta ligado? . Claro que Louis não deve ter falado assim em gírias, não com essa cara de nerd certinho né, mas voltando....
Por muito tempo se preferia tomar cerveja do que água, pelo alto índice de contaminação da água na época, que causava muita endemias.
Hoje sabemos que esse néctar dos deuses ganhou o coração de muita gente, e o consumo de cerveja vem crescendo cada dia mais, ocupando o terceiro lugar dos líquidos mais consumidos no mundo, ficando atrás somente da água e do chá.

É isso galera, um pouco da história da cerveja para os curiosos de plantão.


Karina Apolinário


Fontes
http://www.sociedadedacerveja.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário