segunda-feira, 25 de maio de 2015

KIT PARA CERVEJA CASEIRA

Criei esse post para mostrar quais equipamentos e utensílios a gente usa para fabricar nossa cerveja em casa, assim você pode ter uma noção do que comprar e até de quanto a brincadeira pode lhe custar.

Nosso Kit é para 20 litros de cerveja.

FOGÃO INDUSTRIAL

Investimos em um fogão industrial, um fogão normal não iria dar conta, ou nosso processo iria demorar demais e isso não é muito legal





CALDEIRÃO

Temos 3 caldeirões

- Um caldeirão de 34 litros com válvula 1/2 polegadas, arruela de inox e contra porca cromada (esse caldeirão a gente usa para água, tem cervejeiros que não adere a esse caldeirão e utiliza um recipiente que já tenha para fazer esse trabalho)


- Um caldeirão de 38 litros com válvula 1/2 polegadas, arruela de inox e contra porca cromada (esse caldeirão a gente usa para fazer a brassagem e fervura)



- Um caldeirão de 38 litros com fundo falso para fazer a lavagem



PENEIRA

Essa peneira tem ajudado muito pois eliminamos aquela parte mais trabalhosa de ficar filtrando com uma escumadeira, colocamos a bomba de recirculação, esse pino de inox na ponta da mangueira e podemos até relaxar enquanto ocorre a recirculação.



BOMBA DE RECIRCULAÇÃO

Bomba composta por 2 mangueiras, uma já vem conectado a ela e a outra solta, que só utilizamos quando vamos resfriar o mosto. Uma mangueira é conectada em um lado do chiller e a outra mangueira é conectada do outro lado do chiller


PÁ CERVEJEIRA

Essa pá quase foi excluída do nosso kit, mas pensamos bem e resolvemos comprar, e fez toda diferença, ela ajuda bastante na produção.


UTENSÍLIOS

Utilizamos uma jarra de 4 litros e um copo de vidro junto com um copo medidor para hidratar o fermento, que quebra o galho até comprarmos nosso Erley que facilitará muito mais esse processo.



BALANÇA ANALÍTICA

A balança que utilizamos é essa pequena que já atende nossas necessidades, serve para medir o peracético, lúpulos, priming, etc..


REFRATÔMETRO

Preferimos utilizar um refratômetro do que um densímetro, é pratico, rápido e não perde mosto o que é o mais importante, mas muito cervejeiro prefere utilizar o densímetro pois acreditam ser mais preciso, porém o refratômetro nunca nos deu problema com medição


IODO

Para garantir uma boa brassagem fazemos o teste de iodo, esse iodo você encontra em qualquer farmácia, também  utilizamos esse pratinho branco (qualquer pírex) para visualizar a coloração do teste



TERMÔMETRO

Controlar a temperatura é um dos passos mais importantes para se fazer cerveja. Utilizamos esses dois termômetros, um para o mosto e o outro para a água.



CHILLER

Nosso chiller tem 15 metros e é indispensável para um bom resfriamento. (aproveitando, vou dar uma dica para você agilizar seu resfriamento, quanto mais rápido você consegue resfriar o mosto menos chances de contaminar você tem. Em vez de utilizar aqueles sacos de gelo comprados em posto, faça seu próprio gelo utilizando sacolas plasticas. O gelo vai demorar muito mais pra descongelar, com isso temos conseguido resfriar nosso mosto em 20 minutos)


GELADEIRA/FREEZER E TERMOSTATO

Nossa geladeira é aquela pequena, já tínhamos então foi uma coisa a menos para comprar, portanto só utilizamos essa geladeira para cerveja, nada mais, para não contaminar. E o termostato que é indispensável para controlar a temperatura de fermentação e maturação.


LIMPEZA

Quem faz cerveja sabe o quanto a limpeza é importante. Para limpar e sanitizar nossos equipamentos, utilizamos o ácido peracético PAC 200, bucha nova destinada somente para lavar os equipamentos de cerveja, detergente neutro, álcool 70 e desincrustante para limpar as garrafas usadas que a gente reutiliza (só diluir o desincrustante e deixar dentro das garrafas de um dia para o outro e pronto, você evita aquele trabalho enorme de ficar esfregando dentro da garrafa.



BALDE FERMENTADOR E MATURADOR E AIRLOCK

Um balde de 30 litros para fermentar com torneira italiana, um balde de 22 litros para maturar com torneira italiana e dois airlock com rolha de silicone




ABRIDOR DE BALDE

As vezes os baldes pegam muita pressão e para facilitar a abertura dos mesmos a gente utiliza esse abridor de baldes




PARA ENGARRAFAR

Não sei o nome desse caninho, é um cano de plástico com uma ponta que permite que a cerveja saia somente ao encostar no fundo da garrafa, evitando o desperdício na hora de engarrafar.



ARROLHADOR

Adaptado com uma madeira para dar mais firmeza na hora de fechar as garrafas.




GARRAFA, TAMPINHAS E RÓTULO

Compre as garrafas de sua preferência, tampinhas e se quiser deixar sua cerveja mais legal, faça rótulos (tem um post aonde indico um site para montar seus próprios rótulos)



BEERSMITH

E não poderia faltar o Beersmith. Pra quem não conhece, o Beersmith é um software que permite montar suas receitas e saber o que acontecerá em todo seu processo.





É isso aí galera, esse é um kit completo para produzir uma cerveja de qualidade. não sou muito adepta a gambiarras por isso compramos a maioria das coisas, mas tem os engenheiros de plantão que podem dar um jeitinho brasileiro para muitas coisas desse kit. Esse kit é um exemplo do que utilizamos, vai variar de pessoa pra pessoa e das necessidades de cada um.

OBS: Não coloquei o moedor de malte porque compramos o malte já moído.

Boa produção cervejeiros!!!!!!


2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Sempre bom ver comentários mais detalhados como o seu. Gostei da dica do abridor de baldes rss Realmente dá um trabalho, às vezes!!! bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcos que bom que gostou, sempre bom ajudar, bota trabalho nisso rsss beijos

      Excluir